- Alterações de voz, audição e linguagem
- Alterações neurológicas
- Alterações de deglutição, mastigação e fala
- Fonoaudiologia Estética ( Ginástica Facial)
DIFICULDADE DE FALA
Por que uma criança não fala?
Uma grande parte das crianças que apresentam atrasos de fala possui inteligência normal, boa audição, órgãos fonoarticulatórios íntegros e compreende o que lhe é falado.
Nestes casos, é provável que o ambiente não ofereça estímulos e desafios suficientes para que estas crianças desenvolvam a comunicação verbal.
Muitas vezes a criança não sente uma real necessidade de falar, já que seus familiares (irmãos, pais ou avós) falam por ela e atendem seus desejos mediante os gestos que ela produz.
Para este tipo de caso, o fonoaudiólogo proporá uma terapia com o objetivo de estimular e desenvolver a fala da criança, orientando seus familiares sobre como lidar com esta questão em seu cotidiano. Caso a criança ainda não frequente a escola, o terapeuta orientará a família a procurar uma escola de educação infantil adequada às suas necessidades.
E quais são os outros motivos para uma criança não falar?
Em outros casos, os atrasos na comunicação (a habilidade de compreender e de usar a linguagem oral) podem sinalizar um problema mais sério: a manifestação de um distúrbio mais severo de linguagem, um atraso global do desenvolvimento, uma perda auditiva, uma dificuldade emocional importante.
Um fonoaudiólogo, com experiência no atendimento de problemas de linguagem em crianças pequenas, poderá realizar o diagnóstico e dar o atendimento e a orientação adequada que estes casos requerem.