- Avaliação e Intervenção das Dificuldades/Transtornos de Aprendizagem
- Consultoria Psicopedagógica para Escolas
- Screener Irlen
A ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
A atuação psicopedagógica constitui um trabalho de investigação e análise sobre o complexo processo da aprendizagem. Ela busca compreender o trabalho de construção do conhecimento, com base em análise de múltiplos fatores, que inclui os de ordem orgânica, cultural, social e de todos os que envolvam o ser em seu desenvolvimento.
Tomando-se por base a tentativa de compreensão sistêmica e articulada que abrange olhar, escutar, tentar perceber, intruir e refletir, desenvolvem-se processos de intervenção para a construção das melhores possibilidades de encaminhamento para o tratamento dos problemas da aprendizagem.
O objeto da Psicopedagogia é tão complexo quanto é a própria natureza humana: o processo de aprender constituir aquilo que é mais definidor do ser humano como a capacidade de assimilar, transformar o ambiente e mudar a si próprio, agir e refletir sobre sua ação ou possibilidade de ação.
Tomando-se por base a tentativa de compreensão sistêmica e articulada que abrange olhar, escutar, tentar perceber, intruir e refletir, desenvolvem-se processos de intervenção para a construção das melhores possibilidades de encaminhamento para o tratamento dos problemas da aprendizagem.
O objeto da Psicopedagogia é tão complexo quanto é a própria natureza humana: o processo de aprender constituir aquilo que é mais definidor do ser humano como a capacidade de assimilar, transformar o ambiente e mudar a si próprio, agir e refletir sobre sua ação ou possibilidade de ação.
FAMÍLIA, ESCOLA E APRENDIZAGEM
Toda aprendizagem começa em casa, em meio à família e de maneira informal, mas extraordinariamente marcante, para todo o processo de aquisição de conhecimento que se seguirá ao longo da vida. É uma matriz modeladora, uma base indispensável, que, apesar de ser casual e empírica, prepara a criança, organiza seu mundo interno, inicia a sua socialização e inserção na cultura na qual nasceu.
É consenso que a família imprime as primeiras disposições mentais com as quais a criança vai perceber o mundo social, que mais tarde vão ser complementadas e formalizadas pela escola. Para serem desenvolvidos e interiorizados, os comportamentos infantis não prescidem a atenção dos familiares, por meio de exemplos e repetições constantes, até se tornarem uma norma de conduta. O controle dos instintos humanos requer uma família disponível e consciente de sua responsabilidade para preparar a criança a assumir seu lugar na sociedade, o que personaliza a cultura de um povo ao longo das gerações.
Entretanto , historicamente, esse papel não só cabe à família. A escola, os meios de comunicação, a igreja e o meio social também têm grande influência na educação das novas gerações.
INCLUSÃO SOCIAL
Vídeo: Coral de Surdos
"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é." (Caetano Veloso)