PSICOPEDAGOGIA

  • Avaliação e Intervenção das Dificuldades/Transtornos de Aprendizagem
  • Consultoria Psicopedagógica  para Escolas
  • Screener Irlen


A ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA


  A atuação psicopedagógica constitui um trabalho de investigação e análise sobre o complexo processo da aprendizagem. Ela busca compreender o trabalho de construção do conhecimento, com base em análise de múltiplos fatores, que inclui os de ordem orgânica, cultural, social e de todos os que envolvam o ser em seu desenvolvimento.
Tomando-se por base a tentativa de compreensão sistêmica e articulada que abrange olhar, escutar, tentar perceber, intruir e refletir, desenvolvem-se processos de intervenção para a construção das melhores possibilidades de encaminhamento para o tratamento dos problemas da aprendizagem.
O objeto da Psicopedagogia é tão complexo quanto é a própria natureza humana: o processo de aprender constituir aquilo que é mais definidor do ser humano como a capacidade de assimilar, transformar o ambiente e mudar a si próprio, agir e refletir sobre sua ação ou possibilidade de ação.

FAMÍLIA, ESCOLA E APRENDIZAGEM


Toda aprendizagem começa em casa, em meio à família e de maneira informal, mas extraordinariamente marcante, para todo o processo de aquisição de conhecimento que se seguirá ao longo da vida. É uma matriz modeladora, uma base indispensável, que, apesar de ser casual e empírica, prepara a criança, organiza seu mundo interno, inicia a sua socialização e inserção na cultura na qual nasceu.
É consenso que a família imprime as primeiras disposições mentais com as quais a criança vai perceber o mundo social,  que mais tarde vão ser complementadas e formalizadas pela escola. Para serem desenvolvidos e interiorizados, os comportamentos infantis não prescidem a atenção dos familiares, por meio de exemplos e repetições constantes, até  se tornarem uma norma de conduta. O controle dos instintos humanos requer uma família disponível e consciente de sua responsabilidade para preparar a criança a assumir seu lugar na sociedade, o que personaliza a cultura de um povo ao longo das gerações.
Entretanto , historicamente, esse papel não só cabe à família. A escola, os meios de comunicação, a igreja e o meio social também têm grande influência na educação das novas gerações.

INCLUSÃO SOCIAL


Vídeo: Coral de Surdos


"Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é."  (Caetano Veloso)





 
 "As diferenças representam grandes oportunidades de aprendizado. As diferenças oferecem um recurso grátis, abundante e renovável... o que é importante nas pessoas – e nas escolas – é o que é diferente, não o que é igual." Por Robert Barth 



Por: Euzilane Miranda (Psicopedagoga)